Qual a marca que a sua marca está deixando no mundo digital?
Um site institucional é um ambiente digital onde seu produto e/ou serviço é explicado e exemplificado de maneira completa e objetiva. Através de páginas virtuais, você apresenta seu serviço, explica como funciona e mostra seus diferenciais, mostra imagens, usa e abusa das ilutrações e claro, utiliza cases e clientes que já utilizaram ou compraram seu produto.
Mesmo com as redes sociais, o site institucional é geralmente o primeiro canal que o usuário irá se informar sobre a sua marca, é o local com mais liberdade para criar e desenvolver sobre o seu negócio.
Pensando em GOOGLE, ao digitar o nome da sua empresa ou produto o site será o primeiro a ser indexado, e é no site onde são feitos trabalhos como por exemplo SEO (Otimização do Site para Buscas, Google) onde palavras chaves, termos e outras metodologias de pesquisas serão trabalhadas no conteúdo para facilitar a sua aparição e galgar espaço organicamente.
Por isso, é muito importante ter um site bem estruturado, mostrando quem são vocês, a sua missão e todos os serviços oferecidos. Na prática, ter um site institucional irá dar credibilidade a imagem da sua empresa, destacando-a e alcançando mais pessoas.
Se você pesquisar qualquer empresa na internet e visitar o site da marca, pode parecer algo simples à primeira vista. No entanto, o projeto de estruturação de um site é algo complexo.
É necessário que todas as informações significativas da sua empresa estejam nesse espaço. Por isso, é importante que nada fique de fora, mas todas essas informações devem ser estruturadas de maneira que garanta uma boa experiência para o usuário.
Ao se tratar de um site institucional, temos uma estrutura quase que padrão a seguir.
A página principal ou Home seria como se fosse a “apresentação” da sua empresa. Não adianta colocar diversos dados, imagens e animações, porque seu usuário vai se perder no meio de tanta informação. Nessa página deverá ter apenas a missão, os valores e história da sua empresa. Ou seja, são as informações básicas sobre que ele irá encontrar ali.
Nessa página você vai explorar ainda mais a missão da sua empresa, seria uma espécie de resumo institucional da empresa.
Nesta seção, irá mostrar ao seu leitor a importância da existência da empresa. Aqui, você irá apresentar os seus diretores e colaboradores. Também é importante contar os desafios e aspirações da sua empresa.
Dica: Não precisa ser um texto extenso, até porque o usuário não chegou até ali para ler um conto narrativo, mas sim, entender quem está por trás da sua marca.
Esse será o espaço dedicado para expôr, informar e detalhar todos os seus produtos e serviços. Não deve ter descrições muito longas, mas sim claras e objetivas. Dependendo da quantidade de produtos e serviços é possível criar um manual para download com informações bem completas para incentivar a decisão de compra dos usuários.
Nesta página, é possível integrar seu site a e-commerces próprios ou sugerir distribuidores de seus produtos e serviços.
Para passar mais credibilidade a sua empresa, tenha uma área especial para seus cases de sucesso. Assim, seu cliente terá mas confiança na sua marca/empresa. Pense assim: aqui você irá mostrar ao seu cliente a reputação da sua empresa. Se você mostrar que tem uma reputação sólida, o usuário criará confiança no seu produto/marca.
Para mostrar ao visitante que sua empresa está pronta para atender o seu cliente ou onde ele pode te encontrar é preciso ter uma página com o contato da sua empresa.
Dica: você pode criar chats ou janelas logo no início para seu cliente entrar em contato com você.
Na área de contato, não esqueça de incluir o SAC da empresa, página de FAQ, e-mail, telefones e endereço.